A Gerência de Recursos atua auxiliando os colaboradores com serviços voltados para a sua vida funcional, bem-estar e saúde. Dentre os nossos serviços, estão:

ABONO DE PERMANÊNCIA
O servidor que optar por permanecer em atividade após ter preenchido todos os requisitos para a aposentadoria fará jus a valor equivalente ao valor de sua contribuição previdenciária. Os interessados deverão solicitar à GRH os formulários a serem preenchidos para abertura de processo correspondente no SEI.
APOSENTADORIA

O servidor que possuir os requisitos para solicitação da aposentadoria, deve consultar às GRH para maiores esclarecimentos para confirmação do cumprimento dos requisitos e opções de aposentadoria.

Segue abaixo a relação da documentação a ser providenciada pelo interessado:

  • Requerimento de Aposentadoria;

  • RG e CPF;

  • Declaração COMPLETA de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física. Se houver outro recebimento de fonte pagadora, documentação comprobatória do vínculo.

  • Declaracao de Acumulacao de Cargos

  • Declaracao Inquerito Administrativo

  • Diploma registrado no MEC, caso receba Incentivo a Qualificação ou Retribuição por Titulação. Em casos de diplomas estrangeiros, é necessária a revalidação do MEC;

  • Certificado de reservista, para servidores homens (se possível, obrigatório caso tenha sido averbado);

Obs.: Em caso positivo de acumulação de cargos públicos e/ou privados, incluir a grade horária de todos os cargos que ocupa e documentação comprobatória de cada vínculo (declaração de compatibilidade de carga horária).

Ob.: Os documentos acima podem ser preenchidos, assinados, digitalizados e enviados para o e-mail da GRH.

AFASTAMENTO DA SEDE

Os interessados deverão autuar o processo de Afastamento da Sede/no País junto à secretaria de seu programa com o RAP preenchido, Solicitação de Afastamento e Carta-Convite. O requerente ou a secretaria deverá encaminhar o processo de Solicitação de Afastamento para a GRH com antecedência mínima de 01 dia para emissão de portaria e posterior prosseguimento.

Orientação e tramitação dos processos de Afastamento no País (da sede) (1)

AFASTAMENTO DO PAÍS

Os interessados deverão autuar o processo de afastamento para o exterior no SEI junto a secretaria de seu programa com RAP, Solicitação de Afastamento, e Carta Convite mais tradução (se tratando de afastamento CAPES Print será exigido documento que comprove vínculo com o Programa da CAPES). O processo deverá ser encaminhado diretamente para a GRH.

Orientação e tramitação dos processos de Afastamento do País (1)

AVADES
Cada etapa será precedida de e-mails e/ou reuniões explicativas. Os servidores realizarão as avaliações individualmente por meio da Intranet no SisPessoal.
Direcionado a todos os técnicos administrativos e docentes em posição de chefia.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ESTAGIO PROBATÓRIO
A GRH fará contato com os Servidores em Estagio Probatório. Em caso de dúvidas, contatar o Setor.
AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO
Os servidores que desejarem averbar o tempo de contribuição em seu assentamento funcional, decorrente de outros vínculos de trabalho deverão dirige-se a GRH com a documentação e formulários necessários para abertura de processo correspondente no SEI.
CADASTRO NO SEI

Servidores: para cadastramento no SEI é necessário envio de e-mail contendo Usuario CADLDAP, CPF, NOME COMPLETO, SIAPE, CARGO, EMAIL INSTITUCIONAL e SETOR para comissaosei@adc.coppe.ufrj.br.

Celetistas: para cadastramento no SEI é necessário envio de e-mail contendo CPF, NOME COMPLETO, EMAIL INSTITUCIONAL, CARGO e SETOR para comissaosei@adc.coppe.ufrj.br.

O e-mail deve ser enviado com cópia para a chefia do Setor.

EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
Requisição espontânea.
ENCAMINHAMENTO PARA A CPST
O servidor que estiver com atestado médico com mais de 05 dias por motivos de saúde deverá solicitar à GRH o agendamento da perícia junto a CPST. Após o agendamento, o servidor será informado e deverá comparecer a CPST na data agendada  (dispensado o comparecimento à GRH para retirada de encaminhamento, conforme novos procedimentos).
ENCAMINHAMENTO PARA ORIENTAÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA
Os servidores que demandarem por questões relacionadas à saúde, segurança, etc. poderão se dirigir a GRH para atendimento, e quando for o caso, direcionadas a outros setores competentes, tais como a GSMST, inclusive para aferição de temperatura e verificação de saturação.
FÉRIAS

Marcação: É realizada pelo próprio servidor através do SIGAC. O período de marcação de férias será iniciado sempre a partir do segundo semestre de cada ano para usufruir  no ano subsequente. Os funcionários lotados na ADC também deverão preencher e entregar o formulário de marcação de férias para que a mesma seja homologada.

Alteração: Necessário o preenchimento e entrega do Formulário de Alteração na GRH.

Interrupção: Atuar processo no SEI com Ofício contendo a solicitação de interrupção das férias.

FOLHA DE PONTO CLT
O funcionário celetista poderá retirar sua folha de ponto na GRH a partir do dia de cada mês, e entrega-la preenchida até o 5° dia útil.
FOLHA DE PONTO SERVIDOR
Os servidores poderão retirar suas folhas de ponto no Protocolo/SECOM ou nas Secretarias de seus Programas  a partir do dia 25° de cada mês, e entrega-las, preferencialmente, junto às demais de seu Programa, até o 5º dia útil do mês subsequente.
INCENTIVO A QUALIFICAÇÃO
O Interessado deverá autuar processo no SEI contendo o RAP, Certificado ou Diploma de cursos ou gradução, pós-mestrado e doutorado,  o Formulário de Ambiente Organizacional e encaminhar para a GRH, além de apresentar os originais presencialmente, para conferência dos documentos originais.
INFORME DE RENDIMENTOS DE CELETISTAS
Os funcionários interessados poderão solicitar o Informe de Rendimentos sempre no mês de março de cada ano.
LEVANTAMENTO DE TEMPO DE SERVIÇO
Requisição espontânea.
LICENÇA MÉDICA
Informamos que, quando o servidor estiver com atestado médico de mais de 5 dias por motivos de saúde, o mesmo deve solicitar à Gerência de Recursos Humanos, o agendamento da perícia junto a CPST. Após o agendamento, o servidor será informado e deverá comparecer a CPST com a atestado e identificação no dia e horário agendado. Os atestados médicos de até cinco dias deverão ser entregues na GRH para serem enviados a CPST através do SEI. O novo procedimento, acima informado, nos foi passado pela CPST/PR-4.
LICENÇA PRÊMIO
Após cada quinquênio de efetivo exercício de serviço público federal até 15/10/1996, o servidor poderá, afastar-se do exercício do cargo efetivo, por até 3 (três) meses, ou contar este prazo pelo dobro para Aposentadoria. Dirigir-se a GRH com a documentação e formulários assinados.
MOVIMENTAÇÃO INTERNA DE PESSOAL
Necessário ofício interno solicitado pelo servidor ou pela chefia imediata. A Interesse da Administração, o Servidor será encaminhado para entrevista após levantamento das solicitações dos setores/programas, conforme cargo e função.
PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO
O Interessado deverá autuar Processo no SEI inserindo o RAP, os certificados de cursos e o Formulário de Ambiente Organizacional e enviar para a GRH em seguida.
EVENTOS VOLTADOS PARA BEM – ESTAR E QUALIDADE DE VIDA PARA OS SERVIDORES
Através da promoção de eventos realizados pela COPPE, e, em parceria com a Decania do CT, conforme calendário estipulado.
SOLICITAÇÃO DE DESBLOQUEIO DO SIGAC

Há duas formas para esta solicitação:

1ª forma: o Interessado deverá informar o CPF, nome completo e e-mail, através de e-mail para a GRH. A GRH solicitará junto a PR-4 o desbloqueio do usuário. A comunicação do desbloqueio será realizada por e-mail.

2ª Forma: o próprio servidor acessa o site do SIGAC e na opção “Precisa de Ajuda”, clica em “Desbloqueio de senha” e segue as orientações do Sistema. O sistema enviará um link para o e-mail cadastrado para redefinição de senha.

SOLICITAÇÃO DE PORTARIAS DIVERSAS

 Requisição espontânea, para grh@adc.coppe.ufrj.br.

SOLICITAÇÃO DE RESSARCIMENTO DE PLANO DE SAÚDE
O Interessado deverá autuar processo no SEI, contendo contrato do plano de saúde, carteirinha, RG, CPF e boletos pagos do plano. Depois deve enviar o processo para a GRH.
* Dispensados os servidores que tiverem o Plano de Saúde do SINTUFRJ e CAURJ.
SOLICITAÇÕES DE LICENÇA CAPACITAÇÃO
O Interessado deverá consultar a GRH os requisitos além de verificar os formulários no menu deste site e autuar processo no SEI com relação de documentos necessários.
RECRUTAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE JOVEM APRENDIZ

Os setores interessados deverão enviar um e-mail para bruna@adc.coppe.ufrj.br para consulta, solicitações e demais atividades relacionadas a Jovem Aprendiz.

Para solicitação de recrutamento e seleção de pessoal, deverá preencher e enviar o formulário Formulário – Solicitação de Recrutamento e Seleção.

OUTROS SERVIÇOS

ALTERAÇÃO DE CONTA – O servidor deve dirigir-se ao Banco desejado (SANTANDER, BRADESCO, ITAÚ, CAIXA, BANCO DO BRASIL OU SICOOB) com os 3 últimos contra-cheques, comprovante de residência, e documentos pessoas. Depois  deve Solicitar a Alteração da Conta, através de Requerimento  no Requerimentos Gerais do SIGAC, selecionando a opção Alteração de conta bancária,  e incluindo como anexo o contrato da conta e seu RG, e enviando para análise. A comunicação será realizada por e-mail cadastrado no SIGAC.

          DESIGNAÇÃO DE COORDENADOR E VICE-COORDENADOR – Clique no Passo a Passo